Saúde no Rádio




O Programa Saúde no Rádio trouxe hoje, 17 de outubro, como pauta a OSTEOPOROSE, o qual foi realizado com a participação da  Sra. Goreti Gomes, Assistente Social e Diretora Administrativa de Saúde de Viçosa/RN e do  Sr. Frederico Pimenta, Fisioterapeuta da Estratégia Saúde da Família – ESF/NASF.

No primeiro momento Goreti Gomes,  explanou de forma mais pormenorizada sobre o que é a doença, os grupos mais suscetíveis a contraí-la e os principais fatores de risco da mesma.

Osteoporose é definida como a perda acelerada de massa óssea, que ocorre durante o envelhecimento. Essa doença provoca a diminuição da absorção de minerais e de cálcio. A fragilidade dos ossos nas mulheres é causada pela ausência do hormônio feminino, o estrogênio, que os tornam porosos como uma esponja. É a maior causa de fraturas e quedas em idosos. O que resulta   três em cada quatro pacientes são do sexo feminino. Afetando  principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa.

A Osteoporose tem como principais fatores de risco de desenvolvimento:

•Pele branca;
•Histórico familiar de osteoporose;
• Vida sedentária;
• Baixa ingestão de Cálcio e /ou vitamina D;
• Fumo ou bebida em excesso;
• Medicamentos, como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glocorticóides e heparina;
• Doenças de base, como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma.

Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.
É considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares.

Fonte: Dr. Sergio dos Passos Ramos CRM/SP 17.178
No segundo momento, o Fisoterapeuta Frederico Pimenta, deu orientações especificas de como prevenir, identificar e tratar a OSTEOPOROSE, observando que por ser crônica a doença naõ tem cura mas ainda assim existem recursos capazes de se manter uma rotina com qualidade de vida.

No terceiro momento, abriu-se um espaço para pergunta e respostas entre os dois profissionais da saúde,  buscando esclarecer um pouco mais a comunidade local sobre o assunto em pauta.

1)     Quando e como a fisioterapia entra sendo um  agente facilitador na prevenção ou  amenizador da osteoporose, tendo em vista que ela é uma doença crônica?

2)     Quais os sinais que podem ser observados para que eu veja, enquanto paciente,  a hora de buscar um profissional da saúde para diagnosticar ou iniciar o tratamento da osteoporose?

3)     Como prevenir a osteoporose?

E para finalizar foi feita a leitura, ao vivo á todos ouvintes da Rádio FM da Paz, da Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde do Estado – SESAP  que foi enviada a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa/RN, direcionada à todo e qualquer munícipe que faça  uso e consumo da água,  para beber,  vendida no município por particulares.

Assessoria de Comunicação Social


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.