Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa intensifica os seus trabalhos


Durante toda a semana, a equipe de endemias do município trabalha na prevenção, na oportunidade esta sendo realizado a vacinação contra raiva nos animais.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.

A raiva apresenta letalidade de, aproximadamente, 100% e alto custo na assistência preventivo-curativa às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. No Brasil, a situação epidemiológica da raiva no ciclo urbano está sob controle devido a redução dos casos de raiva em caninos causadas por variantes 1 e 2 do vírus da raiva.

A vacinação é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença. A meta é vacinar 80% dos cães existentes no município, já pra gato não tem uma meta estimada mas o recomendável é no mínimo 60%, já que é a população mais difícil de ser vacinada.

A campanha deu inicio no dia 6 de Agosto de 2018, e terminará no dia 05 de Outubro, é importante que todos os cães e gatos sejam vacinados, e ressaltamos que qualquer pessoa que seja mordida, arranhada ou qualquer outro tipo de agressão por esses animais procurar imediatamente o serviço de saúde.





Assessoria de Comunicação Social
Josimar Lopes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.