Apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo Consolidado de Viçosa


O Plano Municipal de Saneamento Básico Participativo é um projeto de Lei Federal de n.º 11.445/2007. Essa lei obriga a todos os municípios do país a elaborarem o PMSB, projeto já elaborado e aprovado na câmara municipal de Viçosa. Em vigor, o plano é um projeto contínuo e que irá sempre receber melhorias.

O saneamento básico não é apenas obras para captação de esgotamento sanitário de uma determinada cidade, vendo isso, o técnico responsável pela elaboração do plano, o senhor Francisco Freire, dando continuidade ao seu trabalho, agora busca de forma participativa, modular a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas da zona urbana do município. Nessa etapa, a proposta irá preocupar-se com a captação e manejo das águas pluviais (chuvas), buscando a captação de recursos federais para obras e melhorar o direcionamento para esses investimentos, fazendo com que seja evitado o desperdício, e garantindo a eficiência do investimento nessa área.

Por que se preocupar com as águas das chuvas? É certo que nossa cidade não enfrenta problemas com alagamentos, enchentes, e outros danos que podem ser provocados pelas águas pluviais, mas o projeto busca evitar esses problemas. Olhando por esse lado, Viçosa está mais uma vez a frente, aja vista que todo o país não busca a prevenção do problema e sim, apenas tenta remediar após acontecido.




Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.